Vinagre para lavar a roupa


Recentemente surgiu uma discussão no Grupo das Donas de Casa Anônimas  no Facebook, sobre substituir o amaciante pelo vinagre na hora de lavar as roupas. As donas de casa que já têm esse hábito disseram que o vinagre deixava as roupas mais macias e era menos agressivo ao meio ambiente. Disseram também que não deixava aquele cheiro horrível de vinagre nas roupas (basta usar na quantidade adequada).

No mesmo dia resolvi testar a “nova” receita. Enchi o compartimento de amaciante da máquina de lavar com vinagre branco, coloquei as roupas dentro e programei a máquina para a lavagem. Confesso que fiquei morrendo de medo da roupa ficar cheirando a salada, mas não é que deu certo mesmo! As roupas não saíram com cheiro de vinagre e realmente estavam bem macias. Achei a dica muito bacana e fiquei bastante curiosa sobre esta substituição, uma vez que (pra mim) até então o vinagre servia só pra uso culinário.

Foto: Dreamstime

Decidi então pesquisar na internet e achei muitas outras dicas interessantes sobre o uso do vinagre na hora de lavar a roupa. Fique feliz que porque tais dicas vão me ajudar no meu dia-a-dia como dona de casa.

Claro que eu não poderia deixar de dividir tudo isso com vocês, para que facilite o dia-a-dia de vocês também.

Seguem as dicas encontradas:

  • O vinagre branco, substitui o amaciante com maestria, pois deixa as roupas bem macias e costuma ser bem mais baratos. Diferente do amaciante ele não agride os fios do tecido. Usar 200 ml de vinagre para cada 6 litros de água.
  • É ecologicamente correto, pois agride menos o meio ambiente quando comparado com o amaciante.
  • Tira cheiro de mofo, de roupas velhas ou guardadas há muito tempo. Nesse caso é necessário deixar de molho na água com vinagre por um período de aproximadamente uma hora. Tira o cheiro ruim e não deixa o cheiro de vinagre no lugar.
  • Vinagre é ótimo para tirar manchas de roupas coloridas, pois ele não desbota a roupa. Para resolver manchas em roupas coloridas, coloque a peça no tanque, molhe, ensaboe com sabão em barra e pingue vinagre branco sobre a mancha e aguarde cerca de uma hora. Depois prossiga a lavagem normalmente.
  • Para evitar que roupas coloridas soltem tinta acrescente um jato generoso de vinagre branco à água de lavagem. Enxague normalmente.
  • Tira o amarelado das roupas brancas. Coloque no molho das roupas uma xícara de vinagre branco. Lave normalmente. O vinagre é um alvejante leve, que funciona muito bem para tirar o amarelado, manchas de suor e de desodorante.
  • O vinagre corta a espuma do sabão, por isso facilita o enxague e economiza água, mais um motivo que o torna ecologicamente correto.
  • Manchas de chicletes e desodorantes desaparecem se a peça for molhada com vinagre antes da lavagem.
  • Uma pasta com vinagre e bicarbonato de sódio, aplicada por 20 minutos sobre os colarinhos e punhos e lavadas em seguida, elimina aquelas machas escurecidas provenientes do suor e do uso.
  • Ajuda na higienização da máquina de lavar roupa. Bata um ciclo de lavagem com pelo menos uns 5 litros de vinagre ao invés de roupas. O vinagre vai limpar os resíduos de sabão ou de sujeira que se acumularam nos cantinhos mais escondidos da máquina.
  • Remove furos de costuras. Após remoção de bainhas ou costuras, há furos normalmente imperceptíveis no tecido. Estes furos podem ser removidos posicionando um pano umedecido em vinagre branco destilado sob o tecido e passando-o com ferro quente.
  • Tira cheiro de urina das roupas. Retirar a urina com água lavando normalmente e em seguida deixar no molho com água e vinagre, depois enxaguar.
  • Peças de lã enxaguadas com água e vinagre ficam felpudas e macias.
  • Panos de prato deixados de molho numa solução morna de água, vinagre e sal ficam bem branquinhos.
  • Bordados que podem desbotar voltam a brilhar quando a peça é passada pelo avesso, com um pano umedecido com vinagre por baixo.
  • Para evitar que os cobertores fiquem duros e ásperos, passar os cobertores rapidamente em água com vinagre após a lavagem (200 ml de vinagre para 6 litros de água).

Dois cuidados necessários: O vinagre para lavar roupas tem que ser sempre o vinagre branco e é importante verificar se na composição do sabão em pó tem fermento, pois este não reage bem com o vinagre.

Se você conhece mais alguma dica do uso do vinagre que não citamos aqui, compartilhe com a gente!

{Renata Palombo}

83 comentários em “Vinagre para lavar a roupa

  1. Excelente Re! Eu uso muito vinagre, em toda lavagem. Na Hungria existe o calcário na água, que deixa muita calcificação por dentro da máquina, muita máquina estraga por isso e tem um produto caríssimo para evitar ooouuu vinagre. :) Fora isso, quando as crianças fazem um xixizinho na roupa de cama, lavo com bastante vinagre e coloco no colchão tb, pra sair o cheiro. As roupas ficam esterelizadas e é ótimo pra lavar roupa de bebê, ja que não agride. Mas uso pra limpar as coisas na cozinha tb e até coloco um pouco pra passar pano no chão, deixa brilhante e esterilizado. Sou a maior consumidora de vinagre… ahahaha Mas tem um monte de coisas que vc falou que eu não sabia. Adorei!

  2. Sabe aqueles vincos de calça social? do mesmo jeito que o vinagre desfaz os furos de costura, tb desfaz a marca de vinco. So passar a roupa com um tecido de algodao umido em vinagre.

  3. Uso vinagre nas roupas pretas. Ele preserva a cor de forma impressionante. Aprendi isso com a minha mãe. Agora, como substituto do amaciante nunca tentei. Gostei da dica.

  4. Vinagre é excelente! Tenho trocado, aos poucos, os produtos químicos da casa por vinagre!

  5. Daniela Alves Correa / 14 de março de 2012 at 20:09

    suuuuper interessante, estou louca para experimentar!

  6. Amei esse dica do vinagre!
    Valeu… bjão

  7. Eu vi que vinagre serve pra limpar bolsas e cintos que estiverem manchados. E um pano embebido no vinagre e socado dentro de sapatos, alargam aonde esta machucando

  8. Meninas, eu já sabia de muitas coisas bacanas que o vinagre faz , mas essa de amaciar a roupa , pra mim é novidade !?Vou testar , rsss
    Beijoca !

  9. Minhas pequenas têm alergia a sabão em pó e amaciante, mas só na região intima, então lavo as calcinhas separadamente, com sabão de coco e vinagre e o resultado é mt bom

  10. Na compra do mês, compro muitos vidros de vinagre.
    Não uso somente para lavar as roupas, e sim para deixá-las de molho, na limpeza da casa, etc..
    É ótimo!

  11. Acabei de usar o vinagre pela primeira vez como amaciante, aprovadíssimo! Minha máquina não estava absorvendo o amaciante direito (acho que a saída do compartimento está meio entupida e não consigo acessar pra limpar) então as roupas nunca saíam macias. Resolvido com o vinagre, mais líquido e sem o perfume forte dos amaciantes :) E gostei das outras dicas, vou testar várias delas!

  12. Vinagre é ótimo na limpeza. Eu uso vinagre diluído em água para limpar os tapetes com uma escova e um bom banho de sol. Depois é só aspirar. Os fios ficam brilhantes e os ácaros não resistem!

  13. Quem tem cachorro em casa também pode se beneficiar com o milagroso vinagre branco: dissolver na água de passar pano tira todo o cheiro. Também vale borrifar água com vinagre no quintal para eliminar o cheiro de xixi dos bichinhos.

  14. […] O vinagre branco é um ótimo ingrediente para se limpar a casa. À partir da ação conjunta de oxigênio e bactérias, o vinagre é o ácido acético, produto da fermentação de álcool e de açúcares. Com suas propriedades, ele dissolve sujeiras variadas e resíduos de detergente e sabonete, esteriliza (por isso tira manchas de mofo e suor, por exemplo) e conserva as cores em tecidos. Pode ser usado diluído em água ou puro, para limpezas mais difíceis. Não irrita a pele e não agride o meio ambiente. Hoje vamos conhecer o poder e as 1000 faces do vinagre na limpeza do nosso lar, quanto ao vinagre como amaciante de roupas já falamos aqui: vinagre para lavar a roupa. […]

  15. […] e essa solução sempre eliminava os odores. O vinagre sendo sempre útil, já falamos do uso do vinagre para lavar roupas e das 1000 faces do vinagre aqui no […]

  16. I admire your work , regards for all the helpful blog posts. 998482

  17. … [Trackback]…

    […] Read More: donasdecasaanonimas.com/vinagre-para-lavar-a-roupa/ […]…

  18. Boa em? Gostei da idéia..vou tentar tb..

  19. Eu uso para retirar o cheirinho que meu cachorro deixa dentro de casa: uso em um vidro um pouco de vinagre branco com um palito de churrransco dentro (como difusor) de vez em qdo viro o palito, e uso diluido em um pouco de água na hora de passar o pano no chão. Detalhe: vinagre branco de álcool

  20. Eu fui testar a receita e minha blusa que tinha um pingo de oleo, acabou toda manchada por causa do vinagre, ficou parecendo blusa manchada de Q-boa, a mesma coisa aconteceu com um vestido preto, que me dizeram coloque um pouco para não perder a cor, e tbem, manchou… Sera que sou eu quem não sabe usar, ou existe uma marca específica???

  21. Depois de limpar a cosinha, passe um pano umidecido com vinagre nos armarios, pia, etc. Evita o aparecimento de formigas.

  22. È bom tambem para limpar tapete.

  23. oi meninas eu estou gravida gostaria de saber como devo lavar as roupinhas do meu bebe com vinagre!

    • Olá Eliane, o que muitas donas de casa costumam fazer é substituir o amaciante pelo vinagre. Se for lavar à mão, após enxaguar em água corrente, em um balde d'água por exemplo pode usar cerca de um copo americano de vinagre (uns 200ml), deixar uns minutinhos e tornar a enxaguar. Se for lavar à máquina pode encher o depósito que seria para o amaciante e fazer o ciclo normal de lavagem. Use vinagre branco, pode ser qualquer um, mas o de álcool tem menos cheiro (embora as roupas depois de secas não fiquem com cheiro nenhum). Parabéns pelo bebê!

  24. Posso substituir o limão pelo vinagre para tirar manchas e branquear as meias? E o vinagre tira o bolor de toalhas de banho?

  25. Sabia que o vinagre servia pra muito trabalho pesado. Na verdade se você deixa como nova as bocas do fogão se deixar de um dia pro outro de molho no vinagre. Coisa que você não consegue com o uso da força e bombril e palha de aço não consegue tirar o vinagre tira. Mas pra roupas eu vou testar. Sou sozinho e lavo minhas roupas e quero tirar as manchas de mofo, ferrugem e desodorante sem estragar os tecidos. Obrigado.

  26. Eu uso vinagre branco já faz algum tempo, descobri na net e apartir daí uso pra tudo. Tenho piso branco na minha casa e é ótimo pra tirar a sujeira do piso, tira toda gordura e deixa o piso branquinho e brilhante.
    Espero que gostem de mais essa dica.

  27. Vinagre branco é bom pra muitas coisas, principalmente pra limpar piso branco. Ele tira toda a gordura e deixa o piso limpinho e brilhante. Também deixo as tampimnhas do fogão de molho em uma solução de água e vinagre. Para limpar sapatos ou bolsas de camurças, você aplica com um pano limpo o vinagre sobre os sapatos e as bolsas, deixa secar a sombra, ficam limpinhos.

  28. DICA: vinagre branco com detergente é um excelente desengordurante para lavar louças, fogão e azulejos.

  29. Só limpo o fogão com vinagre, basta jogar um pouco de vinagre no fogão com gordura e passar papel toalha, está pronto. Uso tbém para panelas com muita gordura. Uso tbém para limpar o microondas colocando um pouco de vinagre com água para ferver, depois é só passar papel toalha que está limpo.

  30. Aquelas manchas amareladas que ficam nas blusas por causa do desodorante e do suor, pensei que tinha de jogar todas elas fora! Mas passei vinagre e bicarbonato, deixei agir 30 minutos e estão como novas!

  31. Solange Araújo / 12 de agosto de 2014 at 23:03

    nao achei diferenca nenhuma só tira melhor o sabao agora macies nao tive nao.

  32. Juliana Pinheiro o vinagre que vc usou era de alcool? Só tenho o de álcool em casa e todo mundo diz que usa o de vinho branco. Eu não sei se isso afeta no resultado :X

  33. Tem que ser vinagre de vinho branco ou vinagre de alcool serve?
    Morro de medo de manchar as roupas!

  34. Josilena Prestes / 24 de agosto de 2014 at 12:27

    Para higienizar banheiros. Melhor que água sanitária, principalmente para quem tem alergia a água sanitária. Depois de lavado o banheiro, diluir 200ml de vinagre de álcool em 10l de água e passar em todo o banheiro. Já usava para: fazer a 1ª lavagem de roupas coloridas; no lugar do amaciante; limpas pisos; tirar cheiro de mofo e o próprio mofo das paredes. Ótimas dicas as que vc passou. Obrigada.

  35. Josilena Prestes / 24 de agosto de 2014 at 12:28

    Normalmente uso o de álcool. Nunca manchou minhas roupas.

  36. Renata Palombo tambem é bom pros cabelos minha filha tinha muita oliosidade no cabelo e isso calsava caspa depois que passei o vinagre branco acabou ate os piolhos nao tem mais

  37. Que boa dica Val Veiga…. Valeu…

  38. Como meu filho e eu temos problemas respiratórios, sempre usei vinagre com álcool para substituir o amaciante, agora vamos experimentar em outras aplicações, experimentar as dicas aqui apre

  39. Nossa ! achei ótimo essas dicas.sabia de algumas coisas,mas agora vou testas em muitas outras que não conhecia ainda. Depois eu dou minha opinião tbm.

  40. A agua fervente com vinagre da certo já faço isso á uns 8 anos,e não agridem o pano de prato.

  41. Será que ajuda o tecido parar de pinicar?

  42. Ana Carla, não sei dizer, mas não faz mal experimentar. Se resultar conta pra gente!

  43. vinagre é bom para tirar oleosidade do cabelo e tambem da bilho aos fios.

  44. shirley gimenez manzani / 18 de dezembro de 2014 at 17:59

    Se voces estão animadas assim com o efeito do vinagre nas roupas, deixa eu contar então:
    ele é otimo pra amaciar e dar brilho aos cabelos, coloque 02 colheres de chá em um recipiente com 2 litros de agua , e banhe os cabelos depois de lavados.MAS ATENÇÃO TEM QUE SER O VINAGRE DE MAÇÃ.

    • Obrigada pela dica Shirley! Eu uso vinagre no cabelo, recomendo também, é ótimo, mas uso um pouco mais de vinagre na água.

      Abraços,

      Renata M.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>