Postado por em mar 14, 2012 | 77 comentários


Recentemente surgiu uma discussão no Grupo das Donas de Casa Anônimas  no Facebook, sobre substituir o amaciante pelo vinagre na hora de lavar as roupas. As donas de casa que já têm esse hábito disseram que o vinagre deixava as roupas mais macias e era menos agressivo ao meio ambiente. Disseram também que não deixava aquele cheiro horrível de vinagre nas roupas (basta usar na quantidade adequada).

No mesmo dia resolvi testar a “nova” receita. Enchi o compartimento de amaciante da máquina de lavar com vinagre branco, coloquei as roupas dentro e programei a máquina para a lavagem. Confesso que fiquei morrendo de medo da roupa ficar cheirando a salada, mas não é que deu certo mesmo! As roupas não saíram com cheiro de vinagre e realmente estavam bem macias. Achei a dica muito bacana e fiquei bastante curiosa sobre esta substituição, uma vez que (pra mim) até então o vinagre servia só pra uso culinário.

Foto: Dreamstime

Decidi então pesquisar na internet e achei muitas outras dicas interessantes sobre o uso do vinagre na hora de lavar a roupa. Fique feliz que porque tais dicas vão me ajudar no meu dia-a-dia como dona de casa.

Claro que eu não poderia deixar de dividir tudo isso com vocês, para que facilite o dia-a-dia de vocês também.

Seguem as dicas encontradas:

  • O vinagre branco, substitui o amaciante com maestria, pois deixa as roupas bem macias e costuma ser bem mais baratos. Diferente do amaciante ele não agride os fios do tecido. Usar 200 ml de vinagre para cada 6 litros de água.
  • É ecologicamente correto, pois agride menos o meio ambiente quando comparado com o amaciante.
  • Tira cheiro de mofo, de roupas velhas ou guardadas há muito tempo. Nesse caso é necessário deixar de molho na água com vinagre por um período de aproximadamente uma hora. Tira o cheiro ruim e não deixa o cheiro de vinagre no lugar.
  • Vinagre é ótimo para tirar manchas de roupas coloridas, pois ele não desbota a roupa. Para resolver manchas em roupas coloridas, coloque a peça no tanque, molhe, ensaboe com sabão em barra e pingue vinagre branco sobre a mancha e aguarde cerca de uma hora. Depois prossiga a lavagem normalmente.
  • Para evitar que roupas coloridas soltem tinta acrescente um jato generoso de vinagre branco à água de lavagem. Enxague normalmente.
  • Tira o amarelado das roupas brancas. Coloque no molho das roupas uma xícara de vinagre branco. Lave normalmente. O vinagre é um alvejante leve, que funciona muito bem para tirar o amarelado, manchas de suor e de desodorante.
  • O vinagre corta a espuma do sabão, por isso facilita o enxague e economiza água, mais um motivo que o torna ecologicamente correto.
  • Manchas de chicletes e desodorantes desaparecem se a peça for molhada com vinagre antes da lavagem.
  • Uma pasta com vinagre e bicarbonato de sódio, aplicada por 20 minutos sobre os colarinhos e punhos e lavadas em seguida, elimina aquelas machas escurecidas provenientes do suor e do uso.
  • Ajuda na higienização da máquina de lavar roupa. Bata um ciclo de lavagem com pelo menos uns 5 litros de vinagre ao invés de roupas. O vinagre vai limpar os resíduos de sabão ou de sujeira que se acumularam nos cantinhos mais escondidos da máquina.
  • Remove furos de costuras. Após remoção de bainhas ou costuras, há furos normalmente imperceptíveis no tecido. Estes furos podem ser removidos posicionando um pano umedecido em vinagre branco destilado sob o tecido e passando-o com ferro quente.
  • Tira cheiro de urina das roupas. Retirar a urina com água lavando normalmente e em seguida deixar no molho com água e vinagre, depois enxaguar.
  • Peças de lã enxaguadas com água e vinagre ficam felpudas e macias.
  • Panos de prato deixados de molho numa solução morna de água, vinagre e sal ficam bem branquinhos.
  • Bordados que podem desbotar voltam a brilhar quando a peça é passada pelo avesso, com um pano umedecido com vinagre por baixo.
  • Para evitar que os cobertores fiquem duros e ásperos, passar os cobertores rapidamente em água com vinagre após a lavagem (200 ml de vinagre para 6 litros de água).

Dois cuidados necessários: O vinagre para lavar roupas tem que ser sempre o vinagre branco e é importante verificar se na composição do sabão em pó tem fermento, pois este não reage bem com o vinagre.

Se você conhece mais alguma dica do uso do vinagre que não citamos aqui, compartilhe com a gente!

{Renata Palombo}