Postado por em ago 1, 2012 | 4 comentários

Foto: Hidesert

O trabalho doméstico é cansativo e pouco valorizado, isso é um fato, mas que tem os seus riscos e que pode causar lesões nas mulheres que o realizam, é algo muito negligenciado. Quantas pessoas você conhece ou até você mesma já se machucou realizando as tarefas do dia a dia? Quantas já se machucaram seriamente ao ponto de ficarem com uma lesão permanente ou impossibilitadas de trabalhar temporariamente?

As donas de casa que são mães se preocupam com a segurança de seus filhos e utilizam vários métodos para garantir sua integridade física, mas por outro lado a maioria negligencia a própria segurança durante os serviços domésticos.

Atividades bem conhecidas das donas de casa como varrer o chão, estender roupas e carregar compras, podem causar sérias lesões como tendinite, bursite e artrite. Sem contar os riscos de fraturas e queimaduras.

Acidentes acontecem, é verdade, mas muitos deles podem ser evitados com algum conhecimento, mudança de hábito e o uso de alguns equipamentos de segurança. Vamos ver algumas dicas de como se proteger durante as tarefas em cada cômodo da casa, e começamos essa série com dicas para  trabalhar com segurança com o cômodo campeão de acidentes domésticos: Cozinha

A cozinha é um local onde muitas vezes a dona de casa se machuca. Observei algumas situações em que a dona de casa coloca sua saúde e integridade física em risco.

Queimadura

Foto: Robert Couse-Baker

As queimaduras podem ser leves ou mesmo graves. E existe também em algumas casas o risco de ter na cozinha o botijão de gás. Alguns equipamentos e procedimentos podem ser muito úteis para sua segurança. As dicas a maioria de nós já conhece, mas negligenciamos o que sabemos e nos arriscamos ao fazer isso.

Verifique as alças dos tachos, frigideiras e panelas, para ver se estão firmes, e mantenha as alças viradas para dentro ao cozinhar. Tenha atenção na hora de abrir as panelas por causa do vapor, use luvas térmicas e pegadores próprios para sua proteção.

Evite roupas ou aventais de material de fácil combustão quando estiver usando o fogão. No caso de usar avental que seja de um tecido natural, evitando os sintéticos e muito menos os de plástico, quando for cozinhar.

Atenção extra ao fazer frituras e caldas. Se o óleo pegar fogo, não jogue água! A orientação é por a tampa sobre a panela para abafar o fogo, ou então um pano umedecido (sem pingar nenhuma gota) mas se não souber o que fazer desligue o fogão, o gás, afaste-se e chame os bombeiros. Parece básico mas na hora do pânico se não tivermos mentalizado o que fazer ficamos sem ação.  Ao fazer uma calda de açúcar (como aquelas para bolos e pudins) coloque a água com cautela para não espirrar, e tenha a certeza de que a panela está bem firme e não vai virar quando colocar a água.

Para fornos à gás sempre abra o forno antes de o acender, e se for usar fósforo ou acendedor, acenda-os primeiro e só depois ligue o gás.

Assistam ao vídeo sobre incêndio em óleo quente. O vídeo está em inglês, mas segue a tradução livre:

Caso voce esqueca no fogo a panela ou frigideira com óleo, e essa pegue fogo, não entre em pânico.

    1.  Desligue o fogão;
    2.  Molhe um pano e torça-o retirando todo o excesso de água, para que o pano não pingue.
    3.  Coloque o pano sobre a panela/frigideira e espere até que esfrie totalmente.
    4. Não tente mover a panela com fogo ou ainda quente;
    5. NUNCA, JAMAIS jogue água porque o óleo explode e os efeitos podem ser devastadores.

Reparem que o homem que está apagando o fogo no vídeo está com seu equipamento de segurança (roupa, luvas, capacete…). Tomem mesmo muito cuidado com incêndios sejam de que tamanho forem.

Panela de pressão

É um utensílio presente em todas as casas. É também um grande causador de acidentes com ferimentos e também com danos materiais porque se não estiver em perfeitas condições a panela de pressão pode explodir.

Verifique sempre as válvulas e borrachas da panela de pressão mantendo as válvulas limpas e desentupidas e as borrachas em perfeitas condições.

Se sua panela é daquele modelo antigo com uma única válvula, troque por um modelo mais recente, com válvulas de emergência.

Use conforme as instruções do fabricante, nunca excedendo a capacidade colocando água ou alimentos demais e nem colocando água de menos. Respeite a linha limite.

Esquecer o feijão no fogo também pode ser arriscado para você e sua família. O gás liberado pela queima do feijão é tóxico (e pode até matar se a pessoa ficar exposta a ele). Então já sabe, se acontecer de queimar o feijão, abra as portas e janelas para ventilar o máximo possível e retire a panela de dentro de casa.

Produtos químicos

Cuidado com produtos químicos como limpa forno, desentupidores de ralo, ácidos, cloro… são muito tóxicos e podem ser perigosos se absorvidos pela pele, ingeridos ou inalados.

Então já sabe, se precisar realmente usar algum desses produtos, utilize luvas de borracha, botas de borracha se for usar no chão, óculos de proteção para evitar salpicos nos olhos e máscara com filtro para não inalar os vapores dos produtos. Mantenha o local ventilado durante o uso.

Cortes ou perfurações

A dona de casa trabalha com objetos cortantes e perfurantes, sem contar com algumas embalagens como as latas ou quando quebra algum utensílio de vidro ou cerâmica. Então o risco de cortes é grande.

Foto: Debs

Pesquise e aprenda técnicas de corte de alimentos. Mantenha as facas bem afiadas (ao contrário do que se possa pensar é mais seguro) para não ser necessário usar de força ou passar várias vezes para cortar algum alimento.

Em caso de ter quebrado algum objeto envolva os cacos em papel jornal e utilize papel toalha umedecido para retirar os pedaços menores. No caso das latas manipule com atenção redobrada, e com a ajuda de um pano volte a tampa para dentro da lata.

Fraturas

Mantenha o piso da cozinha sempre limpo e seco. Utilize algum produto para manter o piso sem gordura.

Ao lavar o chão calce sapatos antiderrapantes para evitar quedas. Não use sabão em pó porque torna o chão muito escorregadio e demora mais para retirar os resíduos.

Evite tapetinhos que não sejam antiderrapantes na área da cozinha. Os mesmos podem causar tropeções ou te fazer escorregar.

Ao utilizar escadas ou bancos para alcançar algum objeto, verifique se estão bem firmes e equilibrados.

Choque elétrico

As donas de casa gostam de ver suas cozinhas sempre impecáveis, e para isso costumam lavar o chão. Além do perigo das quedas como já falamos, há o perigo do choque. Isso porque existem vários equipamentos elétricos nesse local. Cuidado para que a água não respingue para os motores dos equipamentos ou para as tomadas. Experimente utilizar um esfregão (ou MOP) na lavagem da cozinha, assim utiliza menos água. Mais uma vez, não esqueçam de usar um calçado apropriado quando for fazer a lavagem. As galochas são mais indicadas.

Dores nas costas

É uma queixa muito constante da dona de casa. Por causa da má postura ao abrir armários, carregar compras ou da altura da pia, as costas sofrem ao fim de um dia de trabalho.

Uma dica importante antes de qualquer atividade que envolva esforço físico é estar com os músculos devidamente alongados e aquecidos. Então, ao começar suas tarefas que tal fazer um exercício? A ginástica não tem só fins estéticos, ela também serve para prevenir lesões e condicionar o corpo para o trabalho.

Quando for carregar as compras tente equilibrar o peso nas sacolas ou então considere usar um carrinho para levar suas compras sem muito esforço.

Foto: TinyApartmentCrafts

Caso a pia seja muito baixa providencie uma reforma, no caso de ser alta pode usar o recurso de colocar um banquinho tipo degrau com a base larga.

Usar a velha regra para levantar algum objeto pesado do chão. Afastar os pés para fazer uma boa base, flexionar os joelhos, manter as costas arqueadas para trás e levantar o objeto mantendo-o junto ao corpo. Não carregar objetos muito pesados acima dos ombros.

Você tem alguma dica ou alguma experiência para acrescentar? Participe, deixe um cometário!

{Renata Marques}