Posted by on mar 29, 2012 | 15 comments

Aposto que muita dona de casa aqui tem incluída em sua rotina diária além das necessidades rotineiras do lar, as necessidades também dos “pets”.

Eu tenho cachorro e vivo em um apartamento bem pequeno. Somos em 4 humanos e um “dog”. Desde bebê meu cachorro foi treinado a fazer suas necessidades em um jornal na lavanderia e (ainda bem) aprendeu direitinho, então tenho pouco problema com cheiro de xixi na casa, mas é sempre necessário tomar alguns cuidados de higiene para manter um ambiente limpo e saudável para a família.

Vou compartilhar com vocês algumas sugestões para manter o lar organizado e saudável, mesmo tendo um “cãozinho” dentro da casa.

Como o local onde elegemos para as necessidades do cachorro é de piso frio, não é muito difícil de higienizar. Não deixo acumular urina ou fezes no jornal. Sempre que percebemos que o jornal está sujo, o retiramos, limpamos o excesso de xixi que eventualmente fica no piso com papel toalha e passamos desinfetante. As vezes usamos também um produto que foi indicado pelo veterinário que chama Herbalvet. Este produto custa caro, mas rende muito pois ele é usado diluído na água. O que me agrada neste produto é que além de eliminar o mau cheiro, ele é bactericida, fungicida e viricida, garantindo a saúde de todos.

Quando acontece o xixi em tapetes ou estofado, fica mais difícil para limpar. Eu costumo absorver a umidade com um papel toalha ou papel higiênico e em seguida aplico com uma toalha de tecido, uma solução de uma xícara (chá) de vinagre branco dissolvido em 2 xícaras de chá de água. Depois uso novamente um papel toalha para absorver a umidade. Hoje meu cachorro não faz xixi fora do lugar reservado para isso, mas quando ele era bebê e estava em treino sanitário, acontecia com certa frequência, e essa solução sempre eliminava os odores. O vinagre sendo sempre útil, já falamos do uso do vinagre para lavar roupas e das 1000 faces do vinagre aqui no site.

Para eliminar manchas pode-se preparar uma solução com ¼ colher (chá) de detergente líquido e 1 xícara de água morna. Usar uma toalha branca e limpa para aplicar a solução na macha, depois absorver a umidade com papel toalha. Essa solução, elimina mancha e também auxilia na redução dos odores.

Bem, estas são minhas dicas. Quem quiser pode compartilhar outras fiquem a vontade.

{Renata Palombo}

Foto destacada: via Jaya