Sugestões para eliminar cheiro de xixi de cachorro

Aposto que muita dona de casa aqui tem incluída em sua rotina diária além das necessidades rotineiras do lar, as necessidades também dos “pets”.

Eu tenho cachorro e vivo em um apartamento bem pequeno. Somos em 4 humanos e um “dog”. Desde bebê meu cachorro foi treinado a fazer suas necessidades em um jornal na lavanderia e (ainda bem) aprendeu direitinho, então tenho pouco problema com cheiro de xixi na casa, mas é sempre necessário tomar alguns cuidados de higiene para manter um ambiente limpo e saudável para a família.

Vou compartilhar com vocês algumas sugestões para manter o lar organizado e saudável, mesmo tendo um “cãozinho” dentro da casa.

Como o local onde elegemos para as necessidades do cachorro é de piso frio, não é muito difícil de higienizar. Não deixo acumular urina ou fezes no jornal. Sempre que percebemos que o jornal está sujo, o retiramos, limpamos o excesso de xixi que eventualmente fica no piso com papel toalha e passamos desinfetante. As vezes usamos também um produto que foi indicado pelo veterinário que chama Herbalvet. Este produto custa caro, mas rende muito pois ele é usado diluído na água. O que me agrada neste produto é que além de eliminar o mau cheiro, ele é bactericida, fungicida e viricida, garantindo a saúde de todos.

Quando acontece o xixi em tapetes ou estofado, fica mais difícil para limpar. Eu costumo absorver a umidade com um papel toalha ou papel higiênico e em seguida aplico com uma toalha de tecido, uma solução de uma xícara (chá) de vinagre branco dissolvido em 2 xícaras de chá de água. Depois uso novamente um papel toalha para absorver a umidade. Hoje meu cachorro não faz xixi fora do lugar reservado para isso, mas quando ele era bebê e estava em treino sanitário, acontecia com certa frequência, e essa solução sempre eliminava os odores. O vinagre sendo sempre útil, já falamos do uso do vinagre para lavar roupas e das 1000 faces do vinagre aqui no site.

Para eliminar manchas pode-se preparar uma solução com ¼ colher (chá) de detergente líquido e 1 xícara de água morna. Usar uma toalha branca e limpa para aplicar a solução na macha, depois absorver a umidade com papel toalha. Essa solução, elimina mancha e também auxilia na redução dos odores.

Bem, estas são minhas dicas. Quem quiser pode compartilhar outras fiquem a vontade.

{Renata Palombo}

Foto destacada: via Jaya

15 thoughts on “Sugestões para eliminar cheiro de xixi de cachorro

  1. Boa dica Re, tenho certeza que é valiosa pra todos que tem bichinho de estimação. Beijos!

  2. Boa dica Re, tenho certeza que é valiosa pra todos que tem bichinho de estimação. Beijos!

  3. Otimas dicas, tenho um bebepet em casa, o rocambole, e ele sempre deixa xixi nos móveis e principalmente no pneu do carro.kkkk.

  4. Ótimas dicas, e é muito importante manter o local onde o cão faz suas necessidades sempre limpo, pois ele busca naturalmente um lugar limpo para fazer xixi ou cocô. Isso é essencial quando se está adestrando o cão para fazer suas necessidades em um mesmo local.

  5. Geiza Dos Santos / 29 de março de 2012 at 20:34

    Como eu queria que o dog da minha mãe ficasse assim bem treinado. Ele desorganizou a casa quando chegou. Antes dele, os outros iam sempre num corredor. Os meus só não vão na terra quando ficam trancados ou quando estão doentinhos. Eu vi uns produtos assim no Carrefour… muito legal as altenativas. Parabéns Renata por conseguir um lar organizado.

  6. o meu cachorro fica a maior parte do tempo só , e faz suas nessecidades dentro de casa , como fazer para educa-lo estando tão pouco com ele

  7. Awesome issues here. I’m very glad to peer your article. Thanks so much and I am having a look forward to touch you. Will you kindly drop me a mail?

  8. tenho uma cachorrinha que esta com 3 meses estou ensinando ela a fazer xixi no lugar certo as veses ela fas uotra nao quero desistir mais penso no trabahlo que irei ter se ela xixar por todo quanto

  9. Gostaria de sugerir que fizessem um artigo sobre o óleo de citronela. Eu sei que ele tem mil e uma utilidades tb, inclusive servem pra evitar que o cachorro faça xixi em determinado local. Obrigada

  10. esta dica salvou minha manhã…!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>