Postado por em mar 30, 2012 | 9 comentários

A palavra mousse vem do francês La Mousse, que quer dizer espuma. Essa típica receita da culinária francesa surgiu no início do século XX e trata-se de uma sobremesa aerada, que deve ser servida gelada e pode compor recheios de bolos, bombons e outras delícias.

Os ingredientes básicos e mais tradicionais desse delicioso creme são ovos e nata. As claras devem ser batidas em neve e depois incorporadas, delicadamente, à nata. Em seguida, a mistura é feita com outros ingredientes como chocolates e frutas.

Com o passar do tempo, as receitas de mousses foram se modificando de acordo com os ingredientes disponíveis em cada local e com as facilidades trazidas pela industrialização. A nata, por exemplo, acabou sendo substituída pelo creme de leite e, hoje, não faltam variações do doce.

A mousse de chocolate, que é um dos mais apreciados, pode ser preparada com claras em neve, creme de leite e chocolate meio amargo derretido. Assim, a sobremesa não fica tão doce e, muito menos enjoativa. Esse tipo de receita pode ser utilizado também como recheio para bolos gelados. O importante é esperar que a mousse esteja bem firme e o bolo completamente frio no momento de rechear.

Outra opção que também não fica muito doce e combina muito bem quando servida com bolos e biscoitos é a mousse de limão, que é uma das receitas mais simples e pode ser feita no liquidificador ou na batedeira, utilizando leite condensado, creme de leite e o suco concentrado da fruta.

A mousse de maracujá pode ser preparada da mesma maneira que a de limão. Embora essa receita não leve claras em neve, o creme toma consistência graças à acidez das frutas e fica bem firme depois de 3 horas na geladeira. Essas duas variações também podem ser usadas como recheio para bombons gelados. Mas, se você prefere sabores mais leves, vai adorar degustar uma mousse de coco. Como as outras, ela também é muito simples de fazer e reúne os seguintes ingredientes: leite, creme de leite, leite condensado, leite de coco, gelatina em pó sem sabor e coco ralado para enfeitar. O truque é derreter bem a gelatina no leite, em banho-maria, e depois bater tudo no liquidificador e levar para gelar.

Uma receita ainda mais inusitada, mas que também é uma delícia, é a mousse de chimarrão . A erva utilizada para fazer a famosa bebida gaúcha também pode ser utilizada para preparar essa sobremesa refrescante. A receita leva, além da erva-mate, gelatina sem sabor, leite condensado, creme de leite e baunilha.

O primeiro passo é fazer um chá concentrado da erva e, então, dissolver a gelatina nele ainda quente. Depois, basta bater a mistura com os demais ingredientes no liquidificador e levar o creme à geladeira por 4 horas.

{Cristina Fortes}