Reaproveitar roupas usadas


Estamos chegando a mais uma mudança de estação, hora de começar a arrumar os armários, verificar as roupas do ano passado, o que serve, o que não serve (porque a gente emagreceu, claro), o que vamos doar e o que vamos reaproveitar. Hoje o assunto é esse, reaproveitar roupas usadas. Já imaginaram a quantidade de resíduos de têxteis que nós produzimos? A maioria dos tecidos não são reciclados, indo parar nos aterros sanitários. Mas podemos pensar em minimizar esse descarte, reaproveitando peças de roupa, de lençóis, cortinas, enfim, os têxteis que temos em casa.  Alguns artistas fazem esculturas com roupas, imagina! E ficam lindas, isso não podemos duvidar. Há pessoas que fazem mobiliário de roupas usadas, outras pessoas aproveitam as próprias roupas que já estão fora de uso para fazerem artesanato, aplicações, cachecol, colares, ou como já falamos em um post anterior, fazem upcycling.

 1- Escultura em forma de árvore

Essa é para profissionais, claro, mas é uma ideia, produzir arte com roupas, ficou linda a árvore não é mesmo?

2- Escultura em forma de cobras

Essas duas cobras super realistas impressionam pela criatividade.

3- Painel jeans

Uma parede forrada com jeans ficaria perfeita em um espaço comercial, talvez até em algumas casas daria certo. Gostei do visual.

4- Puff de roupas

Esses puffs imitam um tronco cortado, nos remetendo mais uma vez à consciência ecológica. Achei bonito e decorativo.

5- Cúpula de abajour jeans

Vai dizer que não deu vontade de pegar naquele abajour velhinho e dar uma repaginada em jeans nele?

6- Cachecol de tiras de malha

Um cachecol não muito quente, ideal para o outono. Alguém se habilita em fazer? Esse não leva costura, apenas amarrações.

7- Colar de gravata

Esse colar ou gola de gravata ficou super original e feminino. Uma ótima ideia para as que têm máquina de costura.

8- Capa para celular/Iphone

Capinha para celular ou Iphone feita com a manga de uma blusa de lã. Simples e eficiente, protege o aparelho e pode ser personalizada.

9- Cabides encapados

Esses cabides foram meus preferidos, feitos com retalhos e pode usar cola quente para fixar. Além de bonito ajuda a segurar a roupa, o tecido faz a vez de antiderrapante.

10- Porta trecos

Esses porta trecos são obras da casa. Fiz com pernas de calças jeans por fora e na parte de dentro de tecido de camisa masculina , com aplique retirado de uma blusa infantil, o da direita com tecido de uma blusinha de malha e aplique retirado de um tênis infantil. Para dar sustentação usei feltro entre o jeans e o tecido. Costurei à mão, mas poderia ter usado cola quente.

Fotos: 1 e 2 via Revista Criativa, 3 via Zap, 4 via Revista Holofote Vip, 5 via Boana, 6 via Coisas que Gosto, 7 via Maybe Matilda, 8 via Green Diary e 9 via Casas Possíveis.

 {Renata Marques}

Foto destacada: via Mountain Girl

15 comentários em “Reaproveitar roupas usadas

  1. Gente, amei esses cabides, uma graça.

  2. Daniela Alves Correa / 21 de março de 2012 at 19:31

    Re, gostei mt dos cabides, são lindos, mas cá entre nós, esse tecidos não tão com cara de coisa reaproveitada né? rsrs As mantas e pufes, adorei.

  3. Geiza Dos Santos / 21 de março de 2012 at 19:53

    E eu amei os cabides, os pufes e o abajur.. lindo!

    • Geiza Dos Santos / 21 de março de 2012 at 19:54

      Já conhecia o porta treco. Amo a ideia, mas eu tô querendo tanto diminuir os trecos. Luto com eles todos os dias. Trecos são infinitos… rsrs. Rê! Preciso inventar um com tampa! Haja poeira aqui! rsrs

  4. Tudo muito legal! O painel de jeans fica muito show num quarto adolecente, eu teria adorado e teria tempo pra fazer tb… ahahahah

  5. Meus favoritos: cabides. O restante, a não ser utilitário, vai acabar virando entulho em casa.

  6. Sandra Antunes Gonçalves / 21 de março de 2012 at 22:14

    Adorei os cabides e os puffs. Eu estou a pensar em reaproveitar uns lençois que nunca foram usado em cortinas de quarto :) será que vai resultar?!

    • E porque nao daria,se nao forem coloridos vc poderia comprar uns pedaços de patch para colorir.Ou poderia fazer capas de almofadas ou travesseiros.

  7. Vixe ! quanta criatividade, fiquei até inibida, rsss, só faço umas customizaçãozinhas , mesmo !
    Beijo !

  8. Olivia Anunciaty / 1 de maio de 2012 at 16:44

    A idéia dos cabides, é fantástica , parabéns .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>