Dicas para fazer um bom arroz

Recentemente publicamos um texto com algumas dicas sobre feijão, nada mais justo do que publicarmos um texto também sobre o arroz, não é? Afinal esta é uma dupla perfeita! Aqui no Brasil é muito forte a cultura de comer arroz com feijão na grande maioria dos estados. O arroz também é base para várias receitas e acompanhamentos, combina fácil com sabores variados, seco ou molhado, branco ou integral. Tenho certeza que toda dona de casa tem uma dica infalível sobre arroz. Aqui segue algumas:

Para saber mais

O arroz é um dos alimentos mais populares de todo Brasil. Mas nem sempre foi assim. Ele chegou por aqui em 1808 e só então o cereal começou a fazer sucesso a ponto de modificar os hábitos alimentares da população da época: o angu e a batata-doce que até então eram os alimentos mais consumidos no Brasil. O arroz de maior valor nutritivo é o arroz integral, que, bem preparado fica tão “soltinho” quanto o arroz branco. O arroz integral conserva o germe e a parte externa do grão, sendo por está razão muito rico em nutrientes como proteínas, sais minerais e vitaminas do Complexo B.

Como Comprar

No comércio, é possível encontrar vários tipos de arroz. Quanto mais longo forem os grãos, melhor será seu aspecto depois de cozido. Por isso, prefira sempre os grãos longos e com menor quantidade de grãos quebrados. Também preste atenção na cor do arroz. Ao contrário do que se pensa, quanto mais branco o grão menos nutritivo será. Em geral, o arroz com cor pérola é o de melhor qualidade.

Como Guardar

O arroz deve ser mantido em recipientes bem fechados e colocados em lugar seco e arejado. Para guardar o arroz já cozido, coloque em recipente que feche hermeticamente e mantenha na geladeira. O arroz cozido também pode ser congelado. Cozinhe normalmente e retire do fogo alguns minutos antes de estar pronto. Resfrie rapidamente, mergulhando a panela em uma bacia com água gelada, mexendo para facilitar a evaporação do calor. Guarde no congelador.

Como Limpar

Para limpar, separe a quantidade de arroz necessária e faça a escolha, separando os grãos escuros, pedaços de casca e outras sujeiras. Lave várias vezes em água corrente.

Dicas de Preparo

Existem várias maneiras de preparar o arroz, mas a mais tradicional é fritá-lo com cebola, alho e óleo e depois adicionar água, de preferência água quente, pois assim você economizará gás. O sal deve ser colocado somente junto com água porque se você colocar o sal diretamente sobre o arroz, ele vai aderir ao fundo da panela por causa do óleo.

No preparo de pratos doces, acrescente o açúcar, o leite o os outros ingredientes somente depois que o arroz estiver cozido. Assim você garante que ele ficará bem macio.

Quando o arroz queimar, coloque a ponta de um pãozinho frances sobre ele e tampe a panela. Deixe por algumas horas. Depois que desaparecer o gosto de queimado, retire o pãozinho.

Para um arroz bem soltinho, acrescente uma colher de vinagre ou limão na água do cozimento.

Se você preferir arroz bem seco, retire do fogo 5 minutos antes de ficar pronto e coloque sobre o arroz uma fatia de pão francês. Tampe a panela. Os grãos incharão e o pão absorverá o excesso de água.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Outras dicas das donas de casa

O arroz é um prato que varia de pessoa para pessoa, os ingredientes são os mesmos, mas o resultado sai sempre diferente, já reparou nisso? Em um tópico no grupo das Donas de Casa Anônimas no facebook, perguntamos sobre dicas para um arroz branco perfeito. Veja algumas respostas de mulheres experientes:

E você, qual a sua dica para o arroz perfeito?

{Renata Palombo}

14 comentários em “Dicas para fazer um bom arroz

  1. Adorei as dicas, vou tentar fazer de outras maneiras.

  2. Qta dica bacana!! Da pra variar muitoooo

  3. Daniela Alves Correa / 13 de abril de 2012 at 12:13

    nossa, fiquei até com vergonha agora. A mulherada capricha no arroz..Vou provar seguir umas dicas..bjoss

  4. Nossa, muito conselho legal! Eu conhecia uma outra coisa para tirar cheiro de queimadinho do arroz: Pegar uma colherada do próprio arroz e colocar embaixo da panela tampada, deixar uns minutos… Não sei se isso realmente funciona ou se é minha crença nisso, mas sempre faço… ahahaha

  5. Fernanda Julião / 13 de abril de 2012 at 11:26

    Nossa, quantas maneiras diferentes de se fazer o mesmo arroz!!! Muito legal… quando fazia na panela normal, eu fritava o alho com um pouco de oleo, deixava dourar e juntava o arroz lavado, depois colocava a medida de água certa p a quantidade de arroz – a cada medida de arroz,duas de água – depois colocava o sal e deixava a panela destampada até ferver e depois deixava semi aberta até secar a água…. Agora uso a panela elétrica q é uma bênção…. tem as medidas certas marcadas e n precisa ficar de olho p n queimar… ela desliga sozinha e mantém aquecido!!! Sempre fica soltinho e branquinho!!! Não faço mais arroz sem ela!!! :D

  6. Adorei saber mais Re..assim que tiver oportunidade vou testando as dicas..Obrigada por considerar a minha dica!!bjs

  7. Pra arroz queimado aprendi com a mãe de um amigo… "Queimou o arroz, pega a panela, tampa e coloca em cima de um pano encharcado! .. ja fiz algumas vezes e funcionou… só nao pode depois raspar o fundo que estraga td de novo kkk

  8. Arrasando este site. Que show ficaram nossos pitacos e a do pão francês ser multi uso eu não sabia. Valeu!

  9. amei meninas….todas as dicas são preciosas…mas o meu arroz da pressão é imbatível!!!rsrsrsr…tbém com a receita de mamãe Elce, não tem como errar!!!beijos

  10. Olá, a minha dica é pra quando sobra arroz.. muita gente não gosta de guardar porque aquecido fica ruim! eu nunca aqueço, eu cozinho de novo.. é só colocar um pouquinho de água com uma colherzinha de manteiga na panela, aquecer, colocar o arroz e deixar em fogo bem baixo e tampado até secar toda a água… fica novinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>