Posted by on jan 31, 2012 | 15 comments

Limpar a casa é necessário e saudável, nós Donas de Casa nos dedicamos e muito em manter todos os cômodos da casa em perfeita ordem, sem contar nas tarefas extras que temos que é o de lavar e passar roupa, cuidar dos filhos, fazer a comida e ser uma “ótima esposa de noite”.

Mas e quando a necessidade de manter a casa em ordem se torna uma doença? Quais são os sintomas? Será que tenho essa doença? Tem cura?

Bom vou responder pelo que pesquisei e respondendo a primeira pergunta a necessidade em excesso de manter a casa limpa, principalmente ela já estando limpa, ou viver em função de limpar a casa pode ser sim um transtorno chamado de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou Distúrbio Obsessivo-Compulsivo (DOC). Os sintomas do TOC ou DOC são vários, medo em excesso, pensamentos negativos e obsessivos quem quiser saber mais sobre esse Transtorno indico esse site: http://www.ufrgs.br/toc/oque_toc.htm.

Mas será que querer a casa super limpa é uma doença mesmo e tem cura para essa doença? Como disse acima se for algo em extremo excesso sim pode ser o TOC ou DOC, e caso apresente os sintomas, procure um psicoterapeuta ele saberá diagnosticar se é ou não o TOC ou DOC.

Lembre-se que querer uma casa limpa é algo que nós Donas de Casa queremos e temos por compromisso, mas nada pode ser em excesso senão deixamos de fazer o melhor da vida que é viver.

{Cassandra Arriveti}