Postado por em ago 8, 2013 | 0 comments

Nossa convidada de hoje conta sua experiência de preparar um macarrão caseiro com a participação de toda a família. Uma atividade que não é só culinária, mas um momento de comunhão entre os membros da família. Aproveitem a dica da receita de macarrão caseiro feito em família e experimente por a mão na massa!

*****

{Por: Erika Gouveia}

Macarrão caseiro
Write a review
Save Recipe
Print
Ingredientes para a massa
A proporção é de 1 ovo por pessoa, e para cada ovo, 100 gramas de farinha de trigo. Fizemos a receita para 3 pessoas.
3 ovos
300 gramas de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 fio de azeite
Modo de fazer
Misturar todos os ingredientes e sovar bem até formar uma massa bem homogênea, ela fica bem durinha.
Se o ovo for pequeno, pode ser que seja necessário acrescentar um pouquinho de água, na minha massa eu coloquei 5 gotas (é bem pouquinho mesmo).
Depois disso deixar a massa descansar por 30 minutos.
Após o descanso, dividir a massa em 2 partes (fica mais fácil trabalhar), e abrir cada uma das partes com um rolo (nessa fase o bicho pega, rsrsrs, eu abri metade e marido a outra metade, haja braço), sempre polvilhando farinha de trigo para não grudar, quanto mais fininha a massa ficar, mais gostosa ela fica.
Feito isso enrole a massa como se fosse um rocambole, e corte no tamanho que desejar, lembrando que massa cresce quando cozinha. Desmanche os rolinhos e coloque para secar por 5 minutos, eu pendurei os meus em uma colher de pau (totalmente improvisado).
Agora é só ir pegando os fios e formar os ninhos, que depois de totalmente secos irão endurecer. Eu fiz o meu na hora, mas se desejar pode guardar em saquinhos ou potes fechados por até 4 dias, há quem diga que pode congelar, mas isso eu nunca tentei.
Eu optei por um molho mais simples, para sentir bem o sabor do macarrão.
Molho
200 gramas de tomate cereja (pode ser outro)
alho
azeite
sal
folhas de manjericão
queijo parmesão ralado
Fritar o alho no azeite até ficar bem douradinho, acrescentar os tomates, dar uma refogadinha bem rápida, e colocar as folhas manjericão.
Donas de casa anônimas http://donasdecasaanonimas.com/

Por quê não reunir a família e juntos preparar um deliciosa refeição?

É justamente isso que temos feito aqui em casa, pelo menos uma vez por semana. Cresci vendo minha mãe, avós e tias cozinhando, e eu sempre participava, guardo doces lembranças desses momentos, quero muito passar isso para meu filho. Cozinhar pra mim é uma terapia, e dividir esses momentos com ele têm sido, além de muito prazeroso a realização de um sonho.

Meu filhote ainda é pequeno, mas já demonstra gosto pela cozinha, rsrssr… é o meu melhor degustador, come e aprova tudo que faço, assiste atentamente ao meu lado os programa de culinária, e do jeitinho dele me ajuda na preparação dos pratos, uma deliciosa aventura gastronômica. Todos os momentos são registrados com fotos e anexadas a um caderninho de receitas/memórias que faço pra ele.

Fazer esse macarrão foi incrivelmente gostoso, reunimos toda a família (marido, filhote e eu) e juntos colocamos a mão na massa, rsrsrs. Deu um pouquinho de trabalho, eu confesso, pois tudo foi feito no improviso, mas valeu a pena, família toda reunida na cozinha não tem preço.

Fotos: Erika Gouveia