Postado por em fev 16, 2012 | 11 comentários

Uma das nossas maiores despesas em casa é com comida, incrivelmente. No entanto, comida não é algo que se corta para ajustar as contas da casa, mas é possível organizar a forma de aquiri-las, ajudando a suavizar os gastos.

No grupo Donas de Casa Anônimas, muitas donas de casa fazem um cardápio semanal que acredito que ajuda a controlar melhor o sistema financeiro no quesito alimentos. Não é meu caso (por enquanto, pois ainda quero me organizar nesse sentido), mas percebemos que duas mudanças nos nossos hábitos “supermercadícios“ deram uma boa folga na nossa conta bancária, incrível né?

Rancho online

Por condições de locomoção, já que não tínhamos carro na época e para evitar idas frequentes ao mercado tendo que comprar coisas pesadas como leite e suco, passamos a comprar online. Achamos um mercado que vende rancho online. Fazemos nossas compras (a lista fica lá gravada e quando fazemos outra compra, basta acionar a mesma, mudando alguns itens conforme a necessidade). Inicialmente não comprávamos nem carne, nem frios e frutas, por acharmos que não viriam boas. Arriscamos numa dessas e veio tudo perfeito e da melhor qualidade, conforme o próprio mercado disse que faria.

Com esse sistema, acabamos economizando, porque compramos somente o que realmente precisamos e não coisas que acabamos vendo no mercado e levando de última hora.

Feira

Esse é um hábito que não tínhamos no Brasil e mesmo aqui, demoramos para passar a ter. Todo sábado tem feira numa praça ao lado de casa e passamos a frequentá-la. Após umas 3 vezes seguidas na mesma banca, viramos clientes vips, com direito a ser “disputados” para ser atendido. Ganho dicas de receitas, de como preparar determinados legumes, além de economizar sempre. Gastamos sempre em torno de 10 a 15 euros. Antigamente, íamos todo sábado comprar o que faltava e sempre deixávamos no mercado muito mais, no mínimo 30 euros.

Deixo essas dicas que têm melhorado nossa qualidade de vida. E você, tem alguma dica para a dona de casa economizar?

{Daniela}

Imagem daqui.