Posted by on mai 15, 2012 | 15 comments

Não é muito raro ouvirmos donas de casa queixarem-se do quanto as atividades domésticas são entediantes e repetitivas. Infelizmente não é uma queixa infundada, pois fazemos a mesma coisa várias vezes por semana e as vezes até várias vezes no mesmo dia e ainda acontece do serviço ser desfeito poucos minutos após ter sido concluído.

Mas acho que não vale ficarmos só reclamando de tudo isso, não é? Acho que cuidar do nosso lar tem um lado muito gostoso e gratificante. Eu me sinto muito recompensada quando consigo dar conta das atividades e vejo tudo organizado e limpinho, mesmo que temporariamente.

Acho também que vale buscarmos recursos para que nossa atividade como dona de casa seja mais leve e divertida, dessa forma o prazer com o trabalho no lar certamente será ainda maior.

Hoje o DCA pensou em algumas dicas Práticas e Divertidas para limpar a casa:

Colocar uma música animada

Foto: via Flixya

Talvez muitas já façam isso, mas ouvir uma música que gostamos certamente dá mais ânimo para os afazeres domésticos e traz um clima de descontração. A música também ajuda a parecer que o tempo passa mais rápido. E quem sabe se estiver ouvindo música enquanto varre a casa, por exemplo, pode até dar uma paradinha para dançar com a vassoura?

Usar acessórios divertidos

O uso de acessórios divertidos pode ajudar bastante a melhorar o humor da casa e a qualidade do nosso trabalho. Pense em aventais personalizados, luvas divertidas, almofadas customizadas, pegadores de silicone  e etc.

Dividir as atividades domésticas com outras pessoas da casa

Foto: via Anthea Anka

Atribuir e dividir as responsabilidades com a organização do lar, pode ser muito mais do que apenas uma forma de aliviar o excesso de serviço. Se tudo for feito de forma democrática, paciente e sem grandes cobranças pode até ser um momento que unirá a família, pois favorecerá o trabalho em grupo, diálogo, a troca de conhecimentos, entre outras coisas. Para ficar ainda mais divertido pode-se pensar em alternativas como gincana, o que estimulará principalmente os pequenos. Contar com a ajuda de quem amamos, pode tornar este momento uma festa.

Procure não adiar serviços

Se você deixar de fazer alguma coisa hoje, amanhã estará mais sujo e mais bagunçado e então o tempo para concluir a organização/limpeza acaba ficando maior. Trabalho adiado é trabalho duplicado.

Assistir TV

A televisão também pode ser uma aliada na tentativa de trazer um clima de mais descontração e ajudar a passar o tempo. Passar roupa pode ser bem mais fácil se o fizermos enquanto assistimos um filme, novela ou um programa preferido.

Dobre toalhas de forma diferente

Foto: via Sail

Aprender a dobrar as toalhas de uma forma diferente agrada e diverte toda a família e não é uma coisa que ocupará muito mais o seu tempo do que a forma convencional de dobrá-las.

Fique longe do estresse

Passe longe do perfeccionismo e não exija de mais de você mesma. Se não der pra fazer tudo hoje, relaxe e recomece no dia seguinte, sem culpa.

Evite querer fazer tudo de uma única vez

Acumular atividades e querer fazer tudo de uma única vez é algo que costuma deixar a dona de casa muito angustiada e passa longe de ser divertido.

O que você faz para tornar seu dia a dia como dona de casa mais divertido?

{Renata Palombo}

Foto destacada: via She knows