Posted by on fev 24, 2012 | 18 comments

Sempre fui bem desorganizada quanto a montar um cardápio semanal de refeições. O motivo principal era que eu não conseguia me organizar com tanta antecedência quanto ao que queria comer. Ia no mercado e comprava coisas aleatórias que gostava e durante a semana fazia. O problema desse tipo de comportamento é que a comida nunca era suficiente para toda semana. Sempre faltava algo e era necessário ir no mercado novamente. Outra consequência dessa falta de planejamento é gastos extras.

Como monto meu cardápio semanal?

Pedi dicas para as donas de casa participantes do grupo Donas de Casa Anônimas no facebook (se ainda não participa lá, junte-se a nós!) e fiz uma lista. Primeiramente anotei as comidas que gostaria de comer e coloquei em qualquer dia da semana. Anotei um tipo de refeição por dia, assim cozinho apenas pela manhã e a noite normalmente comemos o que sobrou do almoço, caso seja pouco, faço outra refeição que encaixe com o que sobrou. À parte fiz outra lista com os ingredientes que  eram necessário para a composição dos pratos. Com essa lista vou ao mercado.

Introduzindo pratos novos

Para passar a experimentar coisas novas, passei a fazê-lo por etapa. Explico. Antigamente (nem tanto assim), queria experimentar várias novas receitas numa semana. No entanto, para que a receita fique bacana, os ingredientes devem ser os mesmos e normalmente não temos tudo o que uma receita nova pede, não é? Assim, passei a introduzir um prato novo por semana. Melhorou muito e conseguimos experimentar coisas diferentes e quem sabe fazê-lo com mais frequência.

Senti grande diferença em estar organizada dessa forma. Acabamos comendo comidinhas mais frescas e muito mais variada. Encorajo você a fazer o seu cardápio também e se você já faz, conta para nós como você monta seu cardápio.

Um abraço

{Daniela}