Como montar um cardápio semanal

Sempre fui bem desorganizada quanto a montar um cardápio semanal de refeições. O motivo principal era que eu não conseguia me organizar com tanta antecedência quanto ao que queria comer. Ia no mercado e comprava coisas aleatórias que gostava e durante a semana fazia. O problema desse tipo de comportamento é que a comida nunca era suficiente para toda semana. Sempre faltava algo e era necessário ir no mercado novamente. Outra consequência dessa falta de planejamento é gastos extras.

Como monto meu cardápio semanal?

Pedi dicas para as donas de casa participantes do grupo Donas de Casa Anônimas no facebook (se ainda não participa lá, junte-se a nós!) e fiz uma lista. Primeiramente anotei as comidas que gostaria de comer e coloquei em qualquer dia da semana. Anotei um tipo de refeição por dia, assim cozinho apenas pela manhã e a noite normalmente comemos o que sobrou do almoço, caso seja pouco, faço outra refeição que encaixe com o que sobrou. À parte fiz outra lista com os ingredientes que  eram necessário para a composição dos pratos. Com essa lista vou ao mercado.

Introduzindo pratos novos

Para passar a experimentar coisas novas, passei a fazê-lo por etapa. Explico. Antigamente (nem tanto assim), queria experimentar várias novas receitas numa semana. No entanto, para que a receita fique bacana, os ingredientes devem ser os mesmos e normalmente não temos tudo o que uma receita nova pede, não é? Assim, passei a introduzir um prato novo por semana. Melhorou muito e conseguimos experimentar coisas diferentes e quem sabe fazê-lo com mais frequência.

Senti grande diferença em estar organizada dessa forma. Acabamos comendo comidinhas mais frescas e muito mais variada. Encorajo você a fazer o seu cardápio também e se você já faz, conta para nós como você monta seu cardápio.

Um abraço

{Daniela}

18 thoughts on “Como montar um cardápio semanal

  1. Pois é Dai, eu estou fazendo do jeito errado. Acho tão difícil pensar antes o que vou querer comer… Mas vc tem toda razão, com certeza esse jeito seu é mais prático e saudável. Questão de costume e de me forçar a começar… rsrsrs

  2. É isso mesmo Dani, nunca é cedo para começar ou recomeçar!! Para mim , organizar algumas coisas no dia-a-dia tem um enorme diferencial..Boa sorte e super bjs

  3. Eu sou como a Carolina… nao tenho uma organizaçao tao pronta. Alias, nao sou modelo de rotina… Tenho pensado nisso inclusive com relaçao ao pequeno que precisa de horarios mais regulados. Eu sou do tipo improvisado. Olho no congelador e faço o que da na telha. Geralmente faço em quantidade suficiente para almoço e jantar. E deixo as novidades para os finais de semana quando estao todos em casa.

  4. Sandra Antunes Gonçalves / 24 de fevereiro de 2012 at 10:57

    Olá Daniela, senti necessidade de fazer isso quando comecei a querer mudar a minha (péssima) alimentação. e ai o resultado foi perder mais de 30 kgs.Comecei a ser mais organizada e com isso consegui poupar dinheiro, beijinho

  5. Verdade Elo, estou num processo rumo a isso.

  6. Achei muito boa essa matéria de cardápio semanal, pensei que eu fosse a unica pessoa que tinha problemas com isso, depois do depoimentos das meninas to tranquila. Agora me ajuda aí gente, que tal postar um cardápio, ou melhor mais de um as sugestões de cardápio pra gente ah??

  7. Eu gosto muito da ideia de ter tudo anotado, mas consigo fazer parte disso. Com relação à rotina, sou muito meticulosa com horários principalmente por causa das crianças, mas estou a cada dia caminhando para me organizar com cardápio semanal também.

  8. Curti as dicas..
    Começando uma lista semanal… E eh melhor pra "tomar conta" do que ando comendo! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>