A vida de uma dona de casa inclui visitas. Oh, como é gostoso receber visitas, ainda mais uma visita amistosa, naquela hora mais sossegada do dia, conversar calmamente, ter um tempinho de convívio e uma oportunidade de mostrarmos nosso empenho e dotes culinários… Só que nem sempre a visita corre tão bem como imaginamos, e muitas vezes vestimos a máscara da boa etiqueta, agimos e falamos coisas que não era realmente o que gostaríamos de dizer.
A seguir, uma perspectiva com um toque de humor em TPM sobre a etiqueta ao receber visitas de cerimônia.
O que queremos dizer quando dizemos….
Você diz: Não repara a bagunça tá?
Tradução: Pode reparar que a casa tá um brinco, caprichei hoje.
Quantas vezes já dissemos ou ouvimos essa frase? Muitas vezes é dita na intenção de realmente se desculpar pela casa estar um tantinho desarrumada. Outras vezes é a força do hábito, a casa está um brinco e ainda assim a pessoa diz para não reparar na bagunça, o que faz com que você pense que a dona da casa tem TOC, mania de limpeza da braba, ou então você é uma pessoa tão desleixada que nem consegue perceber onde está a bagunça.
Entre, a casa é sua!
Entre, mas por favor, controle seus irrequietos filhos.
Ah gente, as crianças são uma bênção, mas quando são visitas… costumam ser um tantinho temperamentais. Nos primeiros 5 minutos ficam com vergonha e sentadinhos, uma maravilha, dá até para tirar foto e postar no instagram. Passados os minutos iniciais acabou a conversa relaxante com os pais e de repente nos vemos no meio de uma conversa caótica onde num minuto estamos com uma xícara na mão e noutro minuto com café na roupa.
Não, não precisa tirar os sapatos!
Claro que tem que tirar os sapatos, passei a manhã toda limpando o chão!
Tem horas em que preferiríamos morar no Japão, onde todos ordeiramente tiram os calçados quando entram em casa. Não que a pessoa tenha mania de limpeza, mas alguns sapatos dão vontade de colocar uma pantufinha descartável, igual aquelas dos museus, né não?
Aceita um copo d’água, drink, suco ou café?
Aceita um copo d’água? Suco não tem e esqueci de comprar pó de café.
É fato, se você oferecer alguma coisa que não tenha em casa é exatamente isso que a visita vai querer. Você tem chá, vinho, leite, refrigerante…. mas a visita vai aceitar o tal do cafezinho que você jura que colocou na lista mas o marido esqueceu de trazer (claro, culpar o marido sempre é credível).
Não tem problema não ter avisado que vinham com mais 5 pessoas.
Ahhhhh, mais 5 pessoas?!
Surpresas são sempre bem vindas? Nesse caso acho que não. Você se prepara culinariamente (e psicologicamente) para uma família de 3 pessoas vem o clã todo, primo de 3º grau inclusive. A vontade é de surtar, mas na verdade você corre no telefone e liga para o disk qualquer comida e pede cadeiras emprestadas com a vizinha.
Claro que não faz mal ter trazido seu cachorro.
O cachorro não morde mas solta pelo que é uma beleza né?!
Eu amo animais, mas sinceramente, levar cachorro para visitar a casa de alguém é coisa de sogra.
Não preciso de ajuda não, depois lavo a louça.
Sim, pode lavar a louça, se quiser tenho roupa pra passar também!
Em alguns países são as visitas que lavam a louça, não tem nem convite nem conversa, faz parte da etiqueta e da cultura. Importamos tanta coisa do estrangeiro, mas essa cultura ainda não. Por quê?!
E como é por aí?
Abraços,
{Renata Marques}