Muitas mulheres (acreditem) orgulham-se de não saberem cozinhar um ovo, ou não saberem lavar a roupa ou qualquer tipo de tarefas domésticas. Da mesma forma homens também falam sem vergonha nenhuma que não sabem manusear o ferro de passar ou diferenciar batata de inhame.
As tarefas domésticas são vistas como indignas
Ao meu ver as tarefas domésticas deviam ser uma questão de sobrevivência, todos deviam aprender e desde cedo. No meu tempo de escola (anos 80) até tinha uma disciplina na escola chamada Educação para o Lar, onde algumas coisas básicas eram ensinadas, como pregar botão, fazer um bolo, enfim, os cuidados domésticos. A tal disciplina foi extinta faz tempo e eu nunca cheguei a frequentar por uma questão alfabética. Mas a verdade é que cada vez os mais jovens não sabem realizar minimamente as tarefas domésticas, e não é só porque não se ensina nas escolas. Criou-se uma cultura de que o serviço doméstico é degradante, humilhante, algo que só pessoas sem “cultura” ou escolaridade devem fazer. E não algo que proporciona bem estar e independência.
Meus filhos não sabem fazer nada
É bem comum ouvirmos queixas de pessoas dizendo que o filho ou filha adolescente não ajuda em nada em casa, que não cuidam nem do seu quarto ou roupa. Mães que vão trabalhar e ao chegar em casa os filhos que passaram parte do dia em casa não foram capazes de recolher a roupa do varal, enfim, os exemplos são infinitos. E quando esse filho, seja moça ou rapaz, sai de casa seja por estudo, casamento ou opção, está totalmente despreparado para “curtir” sua independência.
De onde vem o problema?
Da infância, claro.
– Você deixa seu filho de 3 anos fazer a própria cama?
– Claro que não! Ele deixa os lençóis mal esticados!
– Você autoriza seu filho de 6 anos a lavar a louça do café da manhã?
– Aff, nem em sonhos. Ele vai quebrar as xícaras e cortar a mão nas facas.
– Você permite que seu filho de 7 anos prepare seu próprio lanche?
– Nem pensar! Ele poderia explodir o microondas ao tentar esquentar o leite.
– E seu filho de 12, você deixa ele fazer um ovo mexido?
– Claro que não, imagina que lambança que ficaria meu fogão!
Todos podem aprender
Então, por que será que os adolescente e jovens não sabem realizar as tarefas domésticas? Pense bem, bebês com 24 meses manuseiam sem nenhum embaraço equipamentos eletrônicos super sofisticados, acha mesmo que essa mesma criança não seria capaz de ordenar seus brinquedos numa prateleira? Ou que uma criança de 10 anos que estuda oito matérias na escola mais um cursinho de inglês não é capaz de operar uma simples máquina de lavar roupas? Ou que um adolescente que faz manobras radicais em um skate e consegue fazer um delineado gatinho sem tremer a mão não seria capaz de pregar um botão na camisa?
Uma questão de sobrevivência
Acreditem, eles são capazes, nós (mães e pais) é que os impedimos, atrapalhamos seu desenvolvimento saudável quando não os ensinamos para a vida. Fazer as tarefas domésticas não deveria ser considerado algo indigno ou serviçal, mas algo essencial para a vida! Mesmo que no futuro seus filhos sejam adultos que por questões pessoais ou profissionais tenham algum empregado responsável por essas tarefas, só pelo simples fato de terem tipo a oportunidade de aprenderem a fazer as tarefas, eles vão ser melhores patrões, que reconhecem e valorizam o trabalho que dá manter uma casa aconchegante, limpa e funcional.
Obs: Texto ecrito por uma pessoa que teve que aprendender as tarefas domésticas na marra quando saiu de casa para estudar em outra cidade aos 19 anos. E não, não era rica, nem tinha empregada, a mãe simplesmente fazia tudo sozinha, talvez seguindo a cultura da época…
Abraços,
{Renata Marques}