Postado por em nov 19, 2012 | 4 comentários

Foto: Phil Date

Se você comemora o natal, está chegando a hora de começar a organizar sua festa. Toda a família pode estar envolvida nesta organização, mas na maioria das casas que eu conheço a responsabilidade maior na organização da festa de natal fica por conta da dona de casa que precisa pensar em todos os detalhes, como decoração do lar, convidados, cardápio e etc.

 

1- Organização e Planejamento

Muitas donas de casa adoram essa responsabilidade, eu mesmo acho uma delicia esta época do ano, mas sempre deixo tudo pra última hora e fico “enlouquecida” e estressada, então uma ótima dica (principalmente pra mim) é começar os preparativos o quanto antes para evitar correria e problemas de última hora. É bom começar os planejamentos com no mínimo um mês de antecedência. Uma das primeiras coisas que podem ser feitas é a decoração da casa. Um mês antes você já pode montar sua árvore de natal, colocar enfeites natalinos nos cômodos da casa, separar aquela toalha de mesa para datas especiais, providenciar tapetes e guardanapos temáticos. Tome cuidado para não sobrecarregar na decoração ! É importante que todos os detalhes estejam em harmonia e sem excessos.

2- Lista de Convidados

A lista de convidados faz parte do planejamento e também deve ser feita com antecedência. Ter uma ideia de quanta pessoas estarão em sua festa é essencial para organizar o espaço físico da casa, o cardápio e providenciar os presentes. Você pode formalizar o convite enviando aos seus convidados convites impressos ou até mesmo virtuais, mesmo que seus convidados sejam só pessoas da família, todos ficarão honrados de serem convidados formalmente e essa é uma atitude simples e de baixo custo. Se você vai convidar pessoas que moram longe, precisa garantir que terá como hospedar as pessoas em sua casa para que todos pernoitem com conforto e comodidade. Se você não tiver colchões suficientes para todas as pessoas, precisa pensar como providenciá-los.

3- Presentes

Não há necessidade de presentear todas as pessoas que comparecerem. Uma boa saída é organizar um amigo secreto, assim todos ganham uma lembrança e ainda compartilham um bom momento de descontração. Atualmente existem sites na internet que programam o sorteio dos nomes, permitem interação dos participantes anonimamente, promove a diversão e oferece lista de sugestão de presentes.

Uma outra opção é pensar em uma simples lembrança para cada um. Caso goste de artesanatos, você mesma pode fazer esta lembrancinha, o que vai te onerar muito pouco. Deixe para comprar presentes somente para membros da família e amigos muito próximo. Compre os presentes e lembrancinhas com antecedência para evitar os tumultos próximos da data.

Se você tiver crianças na família e gosta de estimular as fantasias natalinas. Poderá preparar alguma surpresa relacionada ao Papai Noel para elas. Talvez convidar alguém para se vestir de Papai Noel que entregará os presentes pessoalmente fará toda diferença no natal da garotada.

4- Cardápio

Com a lista de participantes em mãos fica bem mais fácil organizar o cardápio. Você pode optar por fazer tudo sozinha, ou dividir os pratos entre as famílias convidadas e cada um traz uma parte da refeição (eu gosto muito dessa opção: cada um traz um prato). Se você tiver uma folga em suas finanças pode pensar também na possibilidade de contratar uma destas empresas que fornecem toda a ceia. Lembre-se que a ceia não precisa ter nada muito sofisticado, mas não dá pra esquecer algumas comidas tradicionais desta época do ano como: peru, chester, peixe, frutas secas, nozes, castanhas, panetone. No Brasil, um país tropical, não dá pra deixar de lado as frutas frescas. Invista na variedade de frutas frescas.

5- Preparativos Finais

Um dias antes é importante fazer uma boa faxina na casa para garantir que você e seus convidados serão recebidos em seu lar com todo conforto e limpeza. Aproveite essa faxina para se desfazer de coisas que não usa mais. Se você puder contrate uma faxineira para fazer esta boa limpeza e assim você ficará disponível para os últimos preparativos.

Inclua nos preparativos finais, os cuidados com você. Na semana do natal agende data na manicure, cabeleireira, escolha uma roupa adequada para usar na ocasião. Agende com antecedência, porque nesta época do ano os horários em cabeleireiras, manicures, costureiras costumam ser muito concorridos.

6- Aproveite a Festa

No dia da festa pense que tudo o que você poderia ter feito você já fez, portanto procure deixar o estresse e as preocupações de lado e curta a festa junto com seus familiares e amigos. É muito desagradável sermos convidados para uma festa onde o anfitrião passa o tempo todo trabalhando, correndo de um lado para o outro e que pouco nos dá atenção. Evite que isto aconteça e aproveite o tempo ao lado de quem você ama, porque eu acho que este é o verdadeiro sentido do natal!!!

Boas Festas!

{Renata Palombo}