Postado por em jun 4, 2012 | 8 comentários

Hoje temos conosco a Lênia Luz, casada, mãe de 4 filhos, dona de casa, empresária e uma grande incentivadora do empreendedorismo, em especial entre o público feminino. A Lênia é Sócia Diretora do site Empreendedorismo Rosa, que tem como um de seus objetivos incentivar as mulheres a empreenderem trazendo informações sobre o dia-a-dia da mulher empreendedora e também inspirações. A seguir nossa convidada compartilha dicas sobre empreendedorismo em casa:

***

Ao ser convidada para falar para o site Donas de Casa Anônimas me senti muito lisonjeada e pensei muito sobre o que falar para estas gestoras natas, já que gerem suas casas com talento e maestria.

Parti do princípio que sempre temos algo para compartilhar e somar a outras cabeças “atuantes” como as nossas.

Primeiro pensei sobre o trabalho de dona de casa, eu, mesmo tendo a minha empresa não deixei de ser uma. Na verdade apenas acrescentei mais uma função aos meus dias. Hoje, em uma família de 6 pessoas: eu, marido e 4 filhos na faixa de 21 a 2 anos e 8 meses, digamos que tenho muito trabalho como dona de casa, já que somado a tudo isso não tenho uma empregada.

Para desenvolver tal papel percebi que tinha algumas habilidades, dentre elas uma que se tornou um carro chefe para minha atuação como dona de casa e dona de meu empreendimento. Uma boa noção de organização para conseguir distribuir o tempo e atender todos os compromissos.

Em minhas consultorias, palestras e treinamentos tenho visto muitas mulheres somando às suas atuações “domésticas” o seu empreendimento. Sendo que muitas iniciam seus empreendimentos dentro de suas próprias casas. Algumas até deixaram seus empregos com carteira assinada para iniciarem um novo negócio de acordo com suas habilidades.

Ser administradora do próprio negócio e cuidar da família são responsabilidades que apresentam vários desafios. Por isso aconselho que busquem grupos de apoio para a Mulher Empreendedora, sejam eles formais ou não. Estes grupos ajudam não somente a compreender melhor as demandas como MULHER EMPREENDEDORA mas a conhecer outras mulheres que passam pelo mesmo desafio e prazer.

 

 

Elenquei 3 dicas para compartilhar com vocês:

Gerencie seu tempo

Com tanto trabalho a ser realizado é preciso saber usar o tempo sabiamente. Na organização de suas tarefas, tanto o lado pessoal, quanto o profissional devem ser atendidos. O segredo para um aproveitamento eficiente do tempo disponível é o planejamento.

Vale lembrar que nunca teremos tempo suficiente para tudo, devemos nos servir daquele que já existe.

Nesse caso, é necessário programar-se. Tendo um planejamento semanal isso direcionará seu planejamento, e mesmo que você não consiga cumpri-lo, saberá alinhar o que ficou para a próxima semana.

Outra medida prática importante para o gerenciamento de seu tempo é delegar, ou seja, dividir as atividades com outras pessoas.

Se você atua ainda sozinha, terá que rever as ações dentro de casa com a família. Delegue para a família aquilo que eles podem fazer e isso lhe dará maior tempo para seu empreendimento.

DICA: Não subestime sua família e aprenda a conviver com resultados diferentes para as coisas que você faz com os “pés nas costas”

Alinhe suas finanças

A dona de casa tem um participação fundamental no que diz respeito ao uso dos recursos financeiros. Estamos sempre bem informadas sobre os melhores preços e ofertas das mercadorias, além de conhecer os estabelecimentos mais indicados para consegui-los.

Em seu novo desafio como mulher empreendedora comece a pesquisar valores dos insumos usados para seu produto, liste o que irá produzir para criar um estoque de materiais para a elaboração do mesmo.

Tudo que você for produzir deve ser planejado, acompanhado , contabilizado  e controlados para que não afetem negativamente o orçamento.

DICA: Anote tudo o que for fazer e gastar, para saber cobrar depois.

Idéias de empreendimentos para se começar em casa

Por fim, deixo para vocês algumas idéias de negócios que podem ser exercidos em casa. Produzir salgados, doces e bolos para festas por exemplo é uma opção lucrativa.

Para este caso você precisará por exemplo calcular corretamente a quantidade e o preço do produto, e dispor de equipamentos específicos.

Uma outra forma de obter renda que nunca sai de moda é a fabricação de produtos artesanais. Estes podem ser vendidos de várias maneiras: entre amigos, familiares, sob encomenda ou visando atender épocas específicas do ano, como a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Natal, entre outras festividades.

E ainda temos os modelos de franquias Home Based ou Home Office que estão nas categorias de Microfranquias muitas dentro dos segmentos de serviços. Que  podem se tornar um bom empreendimento para investir seus conhecimentos e seu dinheiro.

Por fim, deixo para vocês a frase do escritor Joe Baker, como última DICA:

Visão sem ação não passa de sonho; ação sem visão é só passatempo; visão com ação pode mudar o mundo.

Desejo um mundo novo de idéias e ações para vocês !

Grande abraço empreendedor,

 

{Lênia Luz Nogueira}

Sócia Diretora da Aurelio Luz Franchising & Varejo, contato: lenia@aurelioluz.com.br

www.mundodasfranquias.com.br e www.mundodasmicrofranquias.com.br

Foto: Juha Tuomi