Postado por em mai 24, 2012 | 17 comentários

Quem já leu as outras matérias sobre bicarbonato de sódio, na limpeza e nos cuidados pessoais, pode achar que esse produto multiuso não pode ter ainda mais utilidades na casa, já que citamos muitas até aqui… Se engana, o bicarbonato de sódio ainda é capaz de mais… Por isso hoje trazemos mais dicas, agora na desodorização, ou seja, para tirar aquele cheiro ruim que nenhum outro produto conseguiu, e que exige muito trabalho para fazê-lo. Vamos às 15 dicas para eliminar odores com bicarbonato de sódio:

Eletrodomésticos

1. Cheiro de geladeira: Colocando um potinho aberto de bicarbonato de sódio na parte de trás do refrigerador, neutraliza os odores.

2. Desinfetar e limpar a máquina de lavar louça: Use bicarbonato de sódio para desinfetar antes de operar a máquina de lavar louça e depois como um limpador delicado no ciclo de lavagem.

3. Aspirador de pó: Polvilhe bicarbonato de sódio livremente sobre o tapete (pode usar uma peneira). Deixe repousar durante a noite ou o maior tempo possível (quanto mais ele gruda melhor). Depois basta aspirar que terá tapete e aspirador desodorizados.

Foto: via Ehow

Utensílios

4. Desodorize a tábua de carne: Polvilhe a tábua com bicarbonato de sódio, esfregar e enxaguar.

5. Desinfetar latas de lixo: As latas de lixo, por mais cuidado que temos para que se mantenham limpas, sempre apresentam algum cheiro. Polvilhe bicarbonato de sódio no fundo de sua lata de lixo para mantê-la livre de odores.

6. Ralos e tubulação: Para desinfetar os ralos da pia e banheira, basta despejar 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo e deixar correr água quente da torneira – o que irá neutralizar odores. Você também pode experimentar jogar um pouco de vinagre no bicarbonato de sódio e depois a água quente, a reação será visível.

7. Desodorize lancheiras: Polvilhe bicarbonato de sódio na lancheira para absorver odores.

8. Refrescar o armário: Coloque uma caixa de bicarbonato de sódio na prateleira do armário para mantê-lo com cheiro fresco.

Tecidos e vestuário

9. Cama fresca: Adicione 1 xícara de bicarbonato de sódio ao ciclo de lavagem para obter lençóis e toalhas mais frescos.

10. Desodoriza roupas com cheiro de suor: O cheiro de suor nas roupas de ginástica ou naquela sua blusinha colada, que mesmo depois da lavagem continua cheirando, pode ser neutralizado com meia xícara de bicarbonato de sódio no ciclo de lavagem.

11. Remova os odores de bichinhos de pelúcia: Mantenha o seu brinquedo de pelúcia com um aroma fresco dando um banho de bicarbonato de sódio seco. Coloque-o dentro de um saco plástico, polvilhe bicarbonato de sódio e deixe descansar por 15 minutos, remova o bicarbonato de sódio com uma escova.

12. Desodorize sapatos: Mantenha seus sapatos livres de odores colocando bicarbonato de sódio sobre eles quando não estão em uso. Remover antes de usar. Também pode fazer sachês com bicarbonato e colocar no interior dos sapatos.

Foto: via Hipgirlie

Animais de estimação

13. Tirar cheiro da caixa de areia do gato: Cobrir o fundo da caixa com bicarbonato de sódio e, em seguida, encher com areia, como de costume.

14. Cheiro de cama de animais de estimação: Remova odores da caminha de seus animais de estimação polvilhando com bicarbonato de sódio, aguarde 15 minutos (ou mais para odores mais fortes), em seguida, aspirar.

Foto: via Dog Supply

Carro

15. Desodorização de carro: Os cheiros dos bancos e tapetes do carro são bem definidos e cada vez que você senta para andar, é possível sentí-lo novamente. Para eliminar esses odores, basta polvilhar bicarbonato de sódio, deixar agir por no mínimo 15 minutos e depois aspirar.

Partindo do princípio de que o bicarbonato de sódio esteriliza e dessas dicas que demos aqui, tenho certeza de que você pode aplicar essas técnicas a muito mais tarefas em sua casa, basta usar a imaginação e esse pozinho mágico, que já está ganhando minha simpatia.

E você, já usou bicarbonato de sódio? Conte-nos sua experiência!

{Carol}