Postado por em mai 9, 2012 | 16 comentários


O bicarbonato de sódio é um grande coringa em sua casa. Ja postamos sobre suas várias utilidades na limpeza da casa, mas não pára por aí, pois nos cuidados pessoais o bicarbonato de sódio também se mostra muito útil. A vantagem de usar o bicarbonato de sódio é que ele é muito barato e eficiente, vale a pena ter um pouco sempre à mão. É um produto facilmente encontrado, de baixo custo e que pode ser usado em várias receitas caseiras. Dicas para o cuidado pessoal:

Higiene bucal

1. Pasta de dentes: Uma pasta feita a partir de bicarbonato de sódio e uma solução de 3 por cento de peróxido de hidrogénio pode ser utilizado como uma alternativa para a pasta de dentes comercial;

2. Dentes brancos: Depois de escovar os dentes normalmente, mergulhar a ponta da escova no pozinho de bicarbonato de sódio e escovar assim os dentes. É ótimo para quem fuma, ou toma muito café e fica com os dentes manchados. Não é aconselhável fazer todas as vezes que escovar, para não ferir o esmalte dos dentes, mas fazendo eventualmente ajuda a tirar as manchas;

3. Refrescante bucal: Coloque uma colher de chá em meio copo de água, fazer bochecho, cuspir e enxaguar. Os odores são neutralizados, e não apenas oculto;

4. Aparelhos dentários: Mergulhe aparelhos dentários, tais como retentores e dentaduras em uma solução de 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio dissolvido em um copo ou tigela pequena de água morna. O bicarbonato de sódio solta as partículas de comida e neutraliza os odores. Você também pode limpar esfregando aparelhos orais com uma escova com bicarbonato de sódio;

Cuidados da pele

5. Esfoliante facial e esfoliação corporal: Uma massa com 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água. Esfregue com suaves movimentos circulares para esfoliar a pele. Enxágüe. Esta é suave o suficiente para uso diário.

6. Desodorante natural: Aplique bicarbonato de sódio para neutralizar o odor das axilas do corpo.

7. Fazer um banho de neutralização: Adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio à água do banho de imersão para neutralizar os ácidos na pele e ajudar a remover o óleo e suor, ele também deixa a sua pele muito macia.

8. Faça um sabonete: Para neutralizar os odores nas mãos preparar uma pasta com 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água. Em seguida, enxaguar. Ótimo para tirar cheiro de alho e cebola, para donas de casa prendadas na cozinha. Comida gostosa e mãos cheirosas.

Cuidados de saúde

9. Antiácido: Bicarbonato de sódio é um antiácido seguro e eficaz para aliviar a azia e/ou indigestão. Adicionar uma colher de chá e meia de bicarbonato de sódio para um copo de água.

10. Tratar picadas de insectos: Para picadas de insetos, faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Aplique no lugar afetado. Para aliviar a coceira, salpique bicarbonato de sódio em sua mão e esfregue-o sobre a pele úmida após o banho ou ducha.

11. Alivie o cansaço dos seus pés: Dissolver 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia com água morna e mergulhar os pés. Esfregue suavemente. Aguarde até a água esfriar e enxágue.

Cuidados capilares

12. Cabelo: Polvilhe uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na palma da mão com o seu shampoo favorito. Aplique e lave como de costume. O bicarbonato de sódio ajuda a eliminar resíduos de produtos de styling, deixando seu cabelo mais limpo e mais fácil de pentear.

13. Escovas e pentes: Para manter o cabelo brilhante é preciso manter limpas as escovas e pentes. Remova o óleo natural e acumulação de produtos do cabelo em pentes e escovas com a imersão em uma solução de 1 colher de chá de bicarbonato de sódio numa pequena quantidade de água morna. Enxágüe e deixe secar.

Gostou das dicas tanto quanto eu? Então vamos lá tentar as pequenas receitas e depois comentar lá no grupo de apoio do facebook. Estou curiosa para saber o que vocês acharam. E se você tem mais dicas sobre esse produto versátil, divida conosco!

{Carol}

Foto destacada: via Beauty